segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Seja aluno do MIT com um clique!

Algumas universidades norte-americanas estão aderindo a um projeto que visa disponibilizar as aulas e o conteúdos dos cursos presenciais na web, e de forma totalmente gratuita. Isso mesmo, basta acessar o link de unversidades como o Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), Yale, Stanford, Berkeley, entre outras e podemos assistir às aulas de professores como o físico Walter Lewin, Richard Muller e Hubert Dreyfus sem nenhum custo.

Geralmente a maioria desses cursos on-line gratuitos não conta com nenhuma espécie de adaptação para a internet – as aulas aparecem na rede tal qual são apresentadas aos estudantes na universidade. Foram simplesmente filmadas. Alem da maioria deles serem os cursos básicos de cada área. Vale lembrar que o objetivo desse material é atrair mais gente, sendo também uma forma das universidades divulgarem seus nomes no plano internacional.

Não podemos esquecer que, apesar de ter acesso ao curso, a iniciativa não substitui os métodos convencionais de ensino, pois os estudantes não participam de aulas práticas, tampouco têm contato direto com os professores, pressupostos básicos para uma boa educação formal. Também nessa modalidade de educação a distância, ninguém ganha diploma no final, mas qualquer um passa a ter livre acesso ao supra-sumo da produção acadêmica o que já é um grande passo para a democratização da informação e difusão do conhecimento, além de elevar o nível da rede. A maioria dos materias é disponibilizada com a licença Creative Commons.

Seguem abaixo os links de algumas universidades:
Universidade Yale
http://open.yale.edu/courses

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
http://ocw.mit.edu

Universidade da Califórnia, em Berkeley
http://webcast.berkeley.edu

Universidade Stanford
http://stanfordocw.org

Instituto de Tecnologia de Paris (material em francês)
http://graduateschool.paristech.org

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário: