terça-feira, 13 de novembro de 2007

Sony quer apoiar produtoras brasileiras de games...

Sony e Brasil nunca se entenderam muito bem, pelo menos quando o assunto gira em torno do mercado oficial de videogames. Consoles e jogos da empresa não são comercializados no país, muito embora, ironicamente, o PlayStation 2 seja o videogame mais popular em terras nacionais. A tortuosa relação, no entanto, pode estar com os dias contados: circula pelo SBGames, que acontece em São Leopoldo, uma espécie de comitiva da Sony. Por que eles estão aqui? Para apoiar a indústria nacional de jogos.

Nesta quinta-feira Bruno Matzdorf, da Sony Computer Entertainment of America, fará uma palestra intitulada "Incubation of developers in Latin America", ou seja, sobre o interesse em apoiar produtoras de jogos da América Latina. Em outras palavras, isto significa fornecer kits de desenvolvimento - e produtores da região sabem bem que, até pouco tempo atrás tais kits eram negados - e, apoiar financeiramente e, possivelmente, publicar os jogos na plataforma Sony - atualmente, PlayStation 2, PlayStation 3 e PSP.

O UOL conversou com outra integrante da comitiva, Sarah W. Stocker, cuja missão é diferente: produtora sênior, o que lhe interessa é adquirir títulos já prontos (ou em vias de), para então publicá-los. Stocker não pôde falar muito sobre a presença da Sony no evento, devidos às políticas de relacionamento entre a companhia e a imprensa - normalmente, os funcionários precisam ter aprovação do departamento de imprensa para, então, falar com os jornalistas.

No entanto, ela não soube informar se a iniciativa da Sony em incubar produtoras nacionais poderia envolver, em um suposto e eventual plano maior, o possível lançamento oficial dos consoles da companhia no Brasil.

De qualquer maneira, o que importa, acima de tudo, é que aparentemente a Sony resolveu colocar o país (e a América Latina) no seu mapa de games. Mais sobre o assunto, certamente, será revelado na palestra de Matzdorf.

Esta é uma Grande oportunidade para quem vai na SBGames.

Fonte: UOL Jogos por Théo Azevedo

Nenhum comentário: