terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Delphi terá em 2010 versões para Linux e Mac OS

Como grande entusiasta dessa tecnologia, não pude deixar de ler esta notícia. Espero que o port do Delphi 2010 para Linux e Mac OS não tenha o mesmo fim do Kylix, que acabou sendo uma experiência não tão bem sucedida quanto o seu "primo" Delphi. Acredito que a baixa aceitação tenha tido como uma das causas o uso de bibliotecas CLX (mais simples) ao invés da tradicional VCL.

Atualmente uso o FreePascal/Lazarus que são duas excelentes ferramentas para quem gosta de desenvolver em Pascal e Object Pascal em multiplataforma.

Segue a notícia:

O programa Delphi, ferramenta para desenvolvimento de aplicações, principalmente para PCs, ganhará no próximo ano versões para Linux e Mac OS. A informação é do vice-presidente para relacionamento com desenvolvedores da Embarcadero e evangelista da tecnologia, David Intersimone. Ele esteve esta semana no Brasil reunido com cerca de 600 desenvolvedores.

Intersimone, mas conhecido por David I, e que tem um blog no site Computerworld americana, veio ao Brasil para apresentar à comunidade que trabalha com a ferramenta de desenvolvimento as inovações incorporadas ao Delphi 2010, versão que chegou recentemente ao mercado.

O programa concorre com plataformas como .Net da Microsoft, Visual Studio e Java passou para as mãos da norte-americana Embarcadeiro no meio do ano passado. Na época, a companhia comprou a divisão CodeGear da Borland, unidade responsável por ferramentas multiplataforma para bancos de dados. Entre os quais estavam o Delphi.

A Embarcadero ainda não está presente no Brasil e o atendimento aos usuários de Delphi no país continua sendo realizado pelo time da antiga Borland, comprada no ano passado pela Micro Focus.

David I diz que o Brasil tem uma comunidade atuante de Delphi e acredita que o suporte da tecnologia a outros ambientes deverá dar mais flexibilidade aos que utilizam a ferramenta para desenvolver aplicações. Até então, o programa falava somente Windows. Ele estima que a versão do produto compatível com o sistema operacional de código aberto Linux e o Mac Os da Apple deverá chegar ao mercado no meio do próximo ano.

Inovações do Delphi 2010

Ao comentar sobre as novidades do Delphi 2010, o especialista destacou, que além do produto já está preparado para Windows 7, vem com interfaces baseadas no recurso touch. Essa funcionalidade vai permitir aos desenvolvedores criarem mais rapidamente aplicações interativas para serem acessadas com toque na tela para rodar em celulares, PCs, terminais bancários e em outros tipos de hardware.

David I afirma que uma das vantagens do recurso touch para os desenvolvedores e que eles vão poder levar essa funcionalidade também para as aplicações já existentes.

Fonte: Edileuza Soares, IDG Now!

Nenhum comentário: