quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vírus que ataca desenvolvedores Delphi

A Kaspersky descobriu uma nova ameaça capaz de infectar e comprometer os sistema que esteja utilizando a ferramenta Delphi, nas versões 4.0, 5.0 e 7.0 da IDE. Os programas compilados também são infectados e usados na propagação do vírus.

O código faz um backup do arquivo SysConst.dcu para SysConst.bak sobrescrevendo o arquivo original com uma versão própria. Isso faz com que o componente infectado seja carregado automaticamente toda a vez que o usuário carregar a IDE. A partir desse ponto todos os trabalhos compilados serão, também, contaminados.

Segundo a Kaspersky, dois programas que são muito populares na rede estão infectados e sua instalação/execução deve ser evitada: o Any TV Free 2.41 e o Tidy Favorites 4.1.

A ameaça foi identificada como Virus.Win32.Induc.a. Até o momento, não há relatórios de danos causados pelo vírus. O Viruslist informa que o código ataca somente as versões do Delphi na máquina do desenvolvedor, mas não afeta outros executáveis.

A solução é excluir o SysConst.bak, SysConst.dcu e copiar a SysConst.dcu de uma nova instalação do Delphi e compilar novamente os projetos.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/virus-ataca-desenvolvedores-delphi-19082009-2.shl

Nenhum comentário: